Lava roupa todo dia, que agonia!

11 Mar

Na época da minha mãe, ensinavam no colégio público alguns macetes domésticos como pregar botões, fazer bainha, etc. Com o tempo isso sumiu (junto com as aulas de francês) e, no meu caso, nunca aprendi nada disso na escola. Aprendi química inorgânica e cálculos matemáticos que caíram no esquecimento total…juro que adoraria ter aprendido a pregar botão, hoje em dia seria bem mais útil na minha vida quando eles teimam em cair das minhas camisetas.

Passado o momento desabafo, hoje é domingo e um dia maravilhoso para encarar aquele cesto de roupa da semana…quédizê… Aqui em casa os dois encaram, mas a verdade é que eu tenho as minhas manias e o homem nesse ponto é mais prático: máquina de lavar e tchau! Eu sou daquelas adeptas da alquimia de quarar roupa, usar vinagre branco, bicarbonato de sódio e…panacéia curativa de todos os males: Vanish! Tento esvaziar a mente e atingir o branco absoluto enquanto lavo as roupas, mas me conforto quando chega no off-white. Bem, vamos ao ponto agora:

Peguei essas dicas no Impecável – Dicas e Soluções para Manter sua Casa Limpa e Organizada”, adoro esse livro e depois que consegui salvar panela queimada com vinagre e bicarbonato de sódio, passei a considerá-lo um oráculo junto com Sebastiana Quebra-Galho.

  • Usar a menor quantidade possível de produtos químicos e calor para as roupas durarem mais.
  • Usar água quente só se as roupas estiverem muito sujas. Do contrário, a morna já basta. Água quente em tecidos delicados, jamais.
  • Nylon somente em água fria.
  • Lavar roupas brancas e coloridas separadamente, melhor ainda se separar por tons (azul claro+verde claro/azul escuro+cinza escuro/ preto/ marrom/vermelho) – nunca fiz isso, mas achei interessante (meu marido vai surtar lendo isso, já consigo vizualizar).
  • O melhor para amaciar tecidos é colocar 1/2 xíc de bicarbonato no sabão em pó e depois 1/2 xíc de vinagre branco no ciclo de enxágue (vou testar isso).
  • Para lavar lã, usar um shampoo barato. A lã fica meio dura com sabão em pó.
  • Sabão líquido é geralmente melhor que o em pó porque deixa menos partículas nas roupas. Mas as lavadoras que têm abertura na frente funcionam melhor com a versão em pó.
  • Se alguém estiver gripado, adicione  1/4 de xíc de suco de limão ou 1/4 de xíc de vinagre na água do enxágue para remover bactérias (essa pra mim é nova).
  • Se tiver um baby em casa com pele sensível, adicionar 1/4 de xíc de vinagre na água do enxágue.

Como quarar roupas (ou branco absolut )

A dica é esfregar toda a roupa com sabão de coco e deixá-la no sol. Depois lavar normalmente. Tem gente que põe num saco plástico no sol e também no sereno. Achei exótico.
*Atualização 16.03.12 – Exótico, mas funciona mesmo! Consegui clarear umas roupinhas minhas de quando era bebê e que estavam beeem manchadas de armário! Coloquei Semorim achando que era mancha de ferrugem e nada! Já tinham tentado lavar antes e não saiu, daí coloquei no sol com saco plástico e sabão de coco e deixei por horas…clareou mesmo! As manchas restantes foram embora com molho+vanish white, ficaram branquinhas! Adorei!

Cheiro de suor 

Algumas roupas, mesmo lavadas, soltam cheiro desagradável de suor assim que você começa a transpirar (e com desodorante!). As sintéticas são campeãs. Para evitar isso lave a roupa como de costume e mergulhe numa solução de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio no ultimo enxágüe. No Rio de Janeiro, eu compro 1kg de bicarbonato por R$3 e mariola na Casas Pedro. Hoje eu lavei um pote de Vanish branco e coloquei o bicarbonato para lavar roupas nele. Ainda ficou com um vestido de bolinhas! Nunca reaproveite o pote para coisas comestíveis, pelamordedeus!

Existem 500 mil dicas na internet e mais outras 500 com a vovó mais próxima. Tentarei ter uma postura mais ecológica e usar mais produtos naturais como bicarbonato e vinagre para amaciar as roupas. Será que consigo?

2 Respostas to “Lava roupa todo dia, que agonia!”

  1. Marcia Oliveira 10/08/2012 at 13:28 #

    Adorei … vou experimentar pois tenho 3 filhos na escola e a camisa é branca haja sabao em pó. rsrsrsrs

    • Ana 11/07/2013 at 11:53 #

      Deu certo, Marcia? É um pouco trabalhoso o processo, mas com minha roupa de neném funcionou! Tirou aquele amarelado de armário todo! :)

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

