Simples X Simplório

23 Jun

Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado. ~Albert Einstein

Antes mesmo de começar a diminuir drasticamente o número de coisas que tenho, sempre tive uma simpatia pela revista Vida Simples. Folheando, encontrei esta matéria do Eugenio Mussak. A matéria toda é muito boa, mas o que me chamou a atenção foi a diferença entre ser simples e simplório.

Há uma diferença fundamental entre ser simples e simplório. Os simples resolvem a complexidade, os simplórios a evitam. (…)

Ser simples não significa evitar o complexo, abrir mão da sofisticação, negar a profundidade, contentar-se com o trivial.

No final do texto, ele conclui que existem maneiras diversas de ser simples, mas que existem algumas características que são comuns a todos que vivem uma vida descomplicada.

São desapegadas: não acumulam coisas, fazem uso racional de suas posses, doam o que não vão usar mais.
São assertivas: vão direto ao ponto com naturalidade, mesmo que seja para dizer não, sem medo de decepcionar, não “enrolam” nem sofisticam o vocabulário desnecessariamente.
Enxergam beleza em tudo: em uma flor no campo e em um quadro de Renoir; em uma modinha de viola e em uma sinfonia de Mahler; em um pastel de feira e na alta gastronomia.
Têm bom humor: são capazes de rir de si mesmas e, mesmo diante das dificuldades, fazem comentários engraçados, reduzindo os problemas à dimensão do trivial.
São honestas: consideram a verdade acima de tudo, pois ela é sempre simples e, ainda que possa ser dura, é a maneira mais segura de se relacionar com o mundo.

Decidi ser adepta da simplicidade, apesar de não ser fácil! E como disse Geraldine Chaplin de maneira categórica no filme “Fale com Ela”, de Almodóvar:

Uma resposta to “Simples X Simplório”

  1. adriana kelli 13/08/2011 às 20:00 #

    A primeira vez que li sobre este tema foi na aula de filosofia e adorei. Achei simples, mas que vai fundo em nossa alma. Adorei!!!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: