Como fazer mudança

27 Abr

Uma vez eu fui na casa de uma menina que estava se mudando para o Japão estudar moda. Ela estava vendendo todas suas roupas, sapatos, livros e o que mais você quisesse comprar. Aquilo me deixou impressionadíssima e fui conversar com ela. “Como você consegue?” e ela respondeu: “Necessidade. Mas quer saber? Faça isso ao menos uma vez na vida e vai ver que sensação boa é vender todas suas coisas.”

Para os mais apegados e para quem vai se mudar apenas para um outro bairro (e não para o Japão), comecei a pesquisar dicas para minha próxima mudança. A primeira que fiz foi com ajuda da caçamba do carro dos meus pais e a boa vontade deles de carregar as coisas (nessas horas você sabe que amor de pai e mãe é infinito MESMO).

Agora vai ser mudança pra valer! Pegue seu rolo de fita crepe, pincel atômico, etiquetas, plástico bolha e vem comigo!

1- Comece a separar o que você não usa diariamente. Objetos decorativos, roupas fora da estação, CDs, livros, fotos.

2- Depois de embalados, acomode-os nas caixas e escreva para onde eles devem ir: cozinha, sala, quarto. Você pode colar um adesivo colorido também para cada ambiente e identificar as caixas mais rápido. Existem fitas grossas com diversas cores em papelarias. Exemplo de identificação de caixa: COZINHA: POTES E PANELAS.

3- Uma outra dica alternativa: numerar os ambientes e colocar na caixa. 01-sala 02- cozinha…daí as caixas com os números iguais vão para o mesmo ambiente. Tem gente que até coloca a numeração na planta da residência e entrega para a empresa de mudança. Daí o pessoal da transportadora sabe aonde colocar cada caixa.

4- Não tente fazer tudo de uma vez. Inicie com as coisas de pouco uso senão você vai se estressar à toa procurando aquela blusa no meio das caixas.

5- Documentos, passaportes, dinheiro, objetos de valor, jóias. Tudo isso vai junto com você no carro.

6- Se for reutilizar lustres, persianas, cortinas e tapetes no novo apartamento, retire-os no dia anterior. E se for usar os que já tem no apartamento novo, mande lavá-los com uma semana de antecedência.

7- Para coisas que continuarão no apartamento, colocar um aviso para os funcionários da transportadora: NÃO LEVAR.

8- Se puder, guarde os aparelhos eletrônicos nas suas embalagens originais.

9- Separe um kit de bens de primeira necessidade:  louça e talher para as primeiras refeições, detergente, sabonete, toalha, estojo de primeiros socorros, objetos de higiene pessoal, produtos de limpeza, carregadores de celular, laptop.

10- Muita calma nessa hora, tire fotos do processo se for possível para recordar depois. Para os mais pinguços festivos, guardar uma garrafa de prosecco para comemorar o sucesso da mudança não é má ideia, hein? Só separe as taças num lugar fácil porque com copo de plástico só dá para apreciar uma cidra cereser, vade retro!

Agora, se você é uma pessoa louca radical veja esse vídeo para se inspirar. Eu hein?

Foto: Alain Delorme.

8 Respostas to “Como fazer mudança”

  1. barbara 27/04/2011 às 11:26 #

    Ótimo. Espero fazer a minha próxima com transportadora. Essa última, pra Natal, meu deu muita dor de cabeça e eu fiz sozinha. Dixei caixas no Rio e tudo. Zero é demais, mas…um e meio pra mim em organização.

    • Ana 27/04/2011 às 15:08 #

      Sempre tem umas coisas que ficam para trás, também fiz sozinha essa minha primeira mudança e fiquei subindo de descendo rua com sacolas: retirante total, rs! Nessa segunda você já vai estar mandando brasa!

  2. Carla 27/04/2011 às 13:31 #

    Ai Aninha, devia ter visto essas dicas antes da mudança, olha que foi a transportadora que fez. Devia ter feito uma triagem de coisas que iriam ficar no Rio, acabou vindo coisas inúteis, e nos dias que embalavam guardaram os talheres e nem colher para fazer o leite da Naná tinha, sou muito organizada…hahaha…ainda bem que não embalaram minha filha…hahaha…bjs.

    • Ana 27/04/2011 às 15:14 #

      Carla, que coisa boa você por aqui! Organizar mudança para outra cidade não é brincadeira, ainda mais com uma criança pequena, rs! Ainda bem que você tirou Naná a tempo dessa rota do embrulho da transportadora, hahaha! Bjos!

  3. Kk Peixoto 27/04/2011 às 17:06 #

    Bem, eu não nasci para me desfazer das coisas, mas minha irmã cedo me ensinou isso. Com muito sacrifício, executo muito bem! Sempre mentalizo: me desfaço aqui, mas retorna-me-á em dobro! Na verdade, não sei se um dia funcionou, mas realmente existem coisas mais importantes na vida.

    Agora, arrependo-me amargamente de ter jogado alguns aparelhos eletrônicos fora, como vitrola, câmera fotográfica…meu primeiro gradiente! Aff! Decorariam lindamente minha casa hoje em dia!

    • Ana 28/04/2011 às 15:43 #

      Eu fico variando entre jogar tudo fora ou ficar guardando quinquilharias, o difícil é isso, saber o que vale a pena guardar e o que vale passar adiante. É assim mesmo Kaká, tem coisas que a gente até sente falta…mas a maioria dá um alívio quando se vai…heheh!
      Gostei da mentalização, vou usar daqui em diante! Pelo menos alivia um pouco na hora de se desfazer de algo!🙂

  4. Taiguara 28/08/2011 às 21:31 #

    Oi. Vou fazer minha mudança (de bairro) daqui a dois meses e já estou me preparando. Ainda não comecei os orçamentos, mas gostaria de uma transportadora que embalasse e desembalasse tudo, além de desmontar e montar os móveis, parafusando na parede, se necessário, como o caso de prateleiras para guardar livros e DVDs. O preço aumenta muito em relação a apenas desmontar e montar os móveis? Sabe dizer uma percentagem de aumento? Obrigado.

    • Ana 31/08/2011 às 10:14 #

      Oi Taiguara!
      Sua mudança é na cidade do Rio mesmo? Para esse tipo de dúvida é melhor entrar em contato com as empresas mesmo, o orçamento é em cima do volume de coisas que você tem e varia muito. Algumas empresas dão uma planilha para que você preencha com os objetos que tem e eles mandam o orçamento, tudo online. Nós tínhamos pouca coisa (os armários eram embutidos e não tínhamos prateleiras para levar) e eles desmontaram e montaram a cama para a gente. Optamos por embalar nossas coisas mesmo tendo esse serviço sendo oferecido, mas realmente é uma trabalheira danada e não dá para fazer em um dia. Boa sorte com a mudança!

Deixe uma Resposta

