Reformando a casa – parte 1

7 Jul

Uma coisa que todos sabem: a gente sabe quando a obra começa e não sabe quando ela termina. O custo no final geralmente é maior do que você imaginou, sempre tem um imprevisto: um cano estranho, uma fiação velha, um vazamento que surge…nada animador! Eu não sou expert em obra, não sou arquiteta, nem decoradora, nem engenheira, mas sei aonde dói o bolso.

Contratamos um arquiteto amigo, o Felipe Alves, que foi essencial. Sem a ajuda dele, a obra levaria um século e muitos reais a mais. Fora as soluções, a troca de idéias, enfim…recomendo ter um arquiteto de confiança por perto!

Em algumas coisas tivemos que pesquisar por contra própria, fugir dos malandros que tentavam engordar a conta achando que não iria fazer diferença para a gente, lidar com instaladores que sumiam do mapa. Reformar é uma aventura na selva!

Tivemos que comprar muitas luminárias e lâmpadas, o primeiro orçamento foi feito na Zona Sul…quase caímos para trás. Partimos então para Benfica, na famosa rua dos lustres e qual não foi nossa surpresa de ter a conta reduzida mais do que a metade? Fomos na famosa loja Casarão dos Lustres, mas não achamos uma diferença muito significativa nos preços. Andamos mais um pouco e entramos na Metalustres e nossa compra foi toda feita lá. Santa Economia, Batman!

Para revestimentos e metais, fomos no Shopping Frei Caneca, na Rua Frei Caneca que é o paraíso de quem está reformando a casa. Lá você encontra coisas bem mais em conta também. Fomos direto nessa loja por saber que era de confiança e de rápida entrega. O vendedor Flávio já ficou nosso parceiro e nos atendia com a maior paciência do mundo.

A parte elétrica foi toda feita com a equipe do arquiteto, mas eles sinalizaram que os cabos que vinham do térreo eram antigos e mais finos do que o recomendado. Como era um serviço por fora do escopo da obra, queriam nos cobrar os olhos da cara. Eu e Gui corremos para tentar achar alguém que pudesse fazer isso por um preço mais justo. No final das contas, os amigos dele do trabalho se prontificaram a nos ajudar e passaram o sábado lá trocando essa fiação. Foram muitas aventuras nesse dia, no final todo mundo já azul de fome…partimos para uma super pizza e refrigerante!

Janus, Everton e Alexandre Regis: toda a amizade e carinho demonstrada nesse dia vai ficar para sempre conosco! Nunca vamos esquecer as risadas desse dia e o que vocês fizeram por nós! Obrigada, amigos!!! Vocês foram 1.000!!!

E os espertinhos de plantão que se cuidem, quem tem amigos que sabem das coisas não cai nessas conversinhas! Por essas e outras que coloco essas dicas aqui, para tentar ajudar quem está passando pela mesma coisa. Dona Jura com certeza ia gritar: Não é brinquedo não!

2 Respostas to “Reformando a casa – parte 1”

  1. Otávio 30/08/2011 às 11:18 #

    A questão do custo sempre é um problema e me deram duas dicas que me ajudaram muitíssimo quando fui reformar a casa da minha mãe:

    1. A Caixa disponibiliza em seu site índices e custos mensais e por estado de materiais de construção. Ou seja, dá pra ter um planejamento de quanto se gastará com o material de construção e colocar isso para os profissionais (evitando até ser enganado).

    A outra coisa que ajuda são sites de “serviço de orçamento”, como o Habitissimo. É ir lá no site (no meu caso, na categoria reformas de imóveis, por exemplo), e explicar o que quer fazer. Me ligaram 5 profissionais, 2 com uma estimativa e 3 falando em agendar visita pra ver melhor o problema (que eu preferi pois não queria que viessem com papinho de aumento de orçamento).

    • Ana 31/08/2011 às 10:20 #

      Oi Otávio!
      Excelente! Realmente não conhecia esse auxílio pelo site da Caixa e nem o Habitissimo. Na hora da reforma é fácil se perder, quanto mais ajuda para ter consciência dos custos, melhor!
      Optar por uma visita é melhor até para conhecer e conversar com o profissional. Obrigada por compartilhar essas dicas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: