Rabanada crocante de forno

9 Dez

Há pouco tempo, achava rabanada a coisa mais sem graça do mundo e não entendia o motivo das pessoas delirarem com aquilo. E ainda tinha o ritual estranhíssimo de passar no ovo e fritar. Até que um dia resolvi experimentar uma que minha mãe tinha comprado no Talho Capixaba e a desgraça foi feita, passei a amar rabanadas. Quente ou gelada, não importa, eu adoro! Para fingir que somos pessoas light, compartilho uma receita de rabanada crocante de forno. Minha amiga Kaká trouxe para cá e houve uma pequena reunião frenética em torno delas, e olha que ela ainda me disse que não ficaram 100%, pois elas amoleceram de um dia pro outro. Ela me passou a seguinte receita:

– pães de rabanadas, mas preferencialmente pão “dormido” 1 ou 2 dias.
– ovos batidos (com gema e tudo)
– leite (coloquei uma colher de chá de essência de baunilha)
– açúcar e canela bem misturados
– margarina ou manteiga
Modo de preparo:
1- Passe rapidinho o pão no leite, nos ovos e no açúcar com canela. Rápido para não ficar encharcadinho do leite.
2- Coloque em uma forma untada ou com papel manteiga (que é luxo para não grudar). Por cima de cada rabanada, coloque um pedacinho de manteiga ou margarina. Vai ajudar a dourar em cima.
3- Leve ao forno super pré aquecido. E deve demorar 20 a 30 min, para o açúcar ficar douradinho. Ele vira meio bala e fica até crocante!
Indo para o forno

Como ficaram depois de esfriar, delícia!

Elas realmente não ficaram muito molhadinhas, mas ficaram macias por dentro e super crocantes por fora. Super fácil de fazer, sem fritura e bem gostoso! Virei fã!

7 Respostas to “Rabanada crocante de forno”

  1. Clarissa Peixoto 09/12/2011 às 14:36 #

    Receita Erika Machado!🙂

    • Ana 09/12/2011 às 15:15 #

      O bom é que uma amiga passa para a outra, hehehe! Adorei!

  2. binhu 09/12/2011 às 17:31 #

    gents!!!! até que assim, saída do forno, essa rabanada me parece apetitosa e comível.
    Lembra uma torrada de forno, porém doce. =D
    Eu que tenho nojo de rabanada(tradicional e encharcada ECA! ECA! ECA!), fiquei com

  3. binhu 09/12/2011 às 17:44 #

    e meu comentário foi cortado! =D
    fiquei com água na boca!

    • Ana 09/12/2011 às 21:27 #

      Ahahaha, acho que precisamos fazer uma nova rodada para você provar, nem de longe lembra ovo…só dá pra sentir o crocante da canela, hmmm!

  4. Joanna Brochado 18/06/2013 às 17:27 #

    Quais são as medidas dos ingredientes e qual a temperatura do forno? Você vira as fatias durante o processo?

    • Ana 11/07/2013 às 11:51 #

      Olá Joanna, há tempos não atualizo o blog e não tinha visto seu comentário! Me passaram a receita sem as medidas e fiz no famoso “olhômetro”, ovos uso dois e coloco o leite em um pratinho fundo o suficiente para enxarcar o pão. O açúcar (meia xícara) com canela (a gosto mesmo) vou fazendo aos poucos em um prato, porque eles vão ficando molhados no final, eu limpo e faço a mistura de novo. Não viro no forno não e o utilizo forno médio, um pouco mais para baixo. Fui testando mesmo, mas é tranquilo! O cheiro que fica a cozinha…hmmm! Espero que as suas fiquem boas! Beijos!

Deixe uma Resposta

