Dicas para uma sempre casa limpa

12 Jan

Gostaria muitíssimo de dizer que descobri a fórmula mágica para deixar a casa arrumada em um segundo, mas na verdade é um conjunto de hábitos para deixá-la sempre limpa.

2011 foi um ano tão bagunçado aqui por conta das obras que decidi : em 2012 vou ter uma vida mais organizada. Acho que todo mundo quer, mas a casa sempre parece um “saco sem fundo”, a arrumação nunca termina.

Para a energia fluir melhor pela casa (eu acredito nessas coisas), descobri umas dicas bem úteis em um blog que eu adoro e recomendo, o Zen Habits:

1- Nunca deixe louça suja na pia: não adianta, ela se multiplica que nem os gremlins. Então, terminou de comer, lave a louça, limpe o balcão e a pia. Tem que virar hábito.

2- Limpe o banheiro ao usá-lo: lave a pia, passe a escovinha no vaso, deixe o chão limpo, tudo bem rápido. São só alguns minutos, mas vai fazer muita diferença.

3- Juntar as coisas espalhadas: a gente sempre vai deixando pela casa objetos que vai usando ao longo do dia. Na minha mesa agora tem um catálogo de móveis, um gnomo, uma bolsa de moedas, uma caixa de metal, uma caixa de óculos…ou seja, nada que estou utilizando agora. Cada coisa tem que ter um lugar para morar e deve ficar nela a maior parte do tempo.

4- Nunca deixe as roupas espalhadas: sou a rainha de começar a juntar um bolinho de roupas no armário ou em alguma cadeira. Se ela pode ser usada de novo, é pendurada no armário antes de ficar amassadíssima. Se está realmente suja, cesto nela! Esses lugares intermediários não podem mais existir.

5- Jogar o lixo fora todos os dias: mesmo que ele não esteja cheio. O lixo orgânico sempre precisa ir embora por conta do cheiro e das mosquinhas chatas que vêm morar perto dele.

6- Arrume um pouco a casa antes de sair, se for possível: eu sei que todo mundo sai de casa correndo, mas se tiver um tempinho, dê uma geral rápida de 5 minutos. Voltar para a casa com tudo arrumado é maravilhoso.

7- Fazer a cama ao acordar: cama desarrumada dá um aspecto de quarto bagunçado, mesmo que o resto esteja arrumado. Antes ou depois do banho, não importa, mas tem que ser antes de você sair de casa.

8- Se livre das pilhas de coisas: sempre tem um cantinho que começa a juntar uma pilha de papéis, livros, cacarecos. Isso tem que ir embora, não deixe esses acúmulos tirarem seu humor.

9- Geladeira sem papéis: eu tenho mania de usar geladeira como lembrete de coisas. Confesso que é meu marido quem tira os papéis dela. Agora nós só temos lembretes fotográficos de amigos que vieram nos visitar, bem melhor!🙂

10- Deixe as superfícies livres: mesas, balcões, mesinhas…toda superfície plana chama coisas para habitarem em cima dela. Se for um adorno, tudo bem, o problema é quando começam a aparecer diversas coisas aleatórias fazendo aquela confusão. Ponha ordem nesse coreto!

O caos está sempre nos espreitando em uma casa, então o que podemos fazer para minimizá-lo é sempre útil. Que a Santa Martha Stewart da organização nos ajude!

Fonte: Apartment Therapy

2 Respostas to “Dicas para uma sempre casa limpa”

  1. Aline Coelho (@alinecoelha) 12/01/2012 às 16:36 #

    “um gnomo”🙂

    • Ana 12/01/2012 às 16:38 #

      Ahahah, é ele mesmo! Fica aqui me olhando, querendo viajar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: